O step game approach como uma possibilidade para o ensino do voleibol por meio de jogos
Por Leonardo Rebelato Bortoletto (Autor), Thomás Augusto Parente (Autor), Fernanda Moreto Impolcetto (Autor).
Resumo
O Voleibol no Brasil, esporte de grande popularidade, se insere em diferentes ambientes de ensino, nos quais, questiona-se como se dá esse processo, uma vez que há uma prevalência de intervenções marcadas pelo ensino dos gestos técnicos. Por outro lado, existem propostas metodológicas atuais que diferem desse modelo, como o Step Game Approach (SGA), com foco no ensino da tática e da técnica específicas para o voleibol, cujo acesso pelos profissionais atuantes mostra-se relevante. O objetivo do presente estudo foi de elaborar uma proposta de ensino-aprendizagem-treinamento para o ensino do voleibol baseado na abordagem do Step Game Approach e divulgá-la por meio das TIC. Compreende esse estudo de duas etapas: a) construção de 24 minijogos de voleibol a partir do SGA; e b) construção de um blog para divulgação desses jogos, que contou com três publicações explicativas e uma organização em que os jogos criados respeitassem as quatro fases propostas pela abordagem. Ressalta-se que esses jogos disponibilizados são uma possibilidade para os profissionais e podem ser adaptados, conforme a realidade encontrada por esses, a fim de serem implementados no ensino e que o uso das TIC podem ser uma importante ferramenta para alcançar essas propostas que avançam no ensino e rompem com o modelo de ensino dos gestos técnicos do voleibol.