O surf em tempos de aprendizagens remotas: experiências do estágio curricular supervisionado em Educação Física
Por Camila Fernanda Pena Pereira (Autor), Samara Rubia Silva (Autor), Mayrhon José Abrante Farias (Autor), Ernesto Vandré Teixeira Madeira (Autor).
Resumo
OBJETIVO: Relatar a experiência da unidade didática com a temática surf no Estágio Supervisionado em Educação Física, e de modo mais específico, analisar como se materializaram essas aulas mediante o ensino remoto.
MÉTODOS: Esta pesquisa de cunho qualitativo tratou de um relato de experiência do tipo descritivo acerca do conteúdo surf, na escola de aplicação da Universidade Federal do Maranhão – Colégio Universitário (COLUN/UFMA), partindo de uma análise conjunta entre estagiário e supervisora considerando: regimentos do estágio nas instituições de nível superior e na escola de aplicação; os registros de caderno de campo dos atores do processo, além dos documentos curriculares como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) e o plano de ensino da unidade didática.
RESULTADOS: Destaca-se que o reconhecimento dos conceitos e práticas vivenciadas durante a sequência didática obtiveram um trato pedagógico que cumpriu as demandas do estágio, fazendo desse processo uma fase importante para o desenvolvimento da formação inicial do estagiário inserido nesse processo. Os estudantes reconheceram a importância de conhecer práticas pouco acessíveis.
CONCLUSÃO: Consideramos que a apropriação de todas as etapas do processo são cruciais para estagiário e supervisora, e não um caminho de uma via apenas. Concluímos que os estudantes ampliaram seus olhares sobre o conteúdo trabalhado para outros modos do campo do saber e do fazer, compreendendo que esses caminham juntos, independente do contexto, se presencial ou remoto.