Resumo

As aulas de Educação Física representam uma oportunidade única para desenvolver a competência motora, as habilidades esportivas e promover uma vida saudável. Os ambientes de espaços azuis oferecem um local alternativo para experiências educacionais ao ar livre de alta qualidade. Ao longo de todo o tempo, o surf é um desporto aquático ao ar livre, que decorre em ambiente natural, revelando-se como uma importante abordagem de aprendizagem e terapêutica. O objetivo desta pesquisa foi analisar a importância do surf nas aulas de Educação Física (EF) como apoio ao bem-estar de crianças e adolescentes. Um total de 190 alunos (80 meninas) participaram deste estudo e foram avaliados no início e após 6 semanas de prática de surf como parte de um currículo de EF, quanto aos impactos no bem-estar e na socialização. Analisando os dois momentos, as questões mais valorizadas foram Q5(4,39±0,827; 4,52±0,791) e Q14(4,60±0,716; 4,47±0,808). A análise fatorial exploratória resulta em 3 categorias (Expectativas Individuais; Autoconfiança; Socialização no Surf), que explicam 62,79% da variância total. O fator Expectativa Individual foi o mais significativo e a Autoconfiança teve o aumento mais significativo. O surf como parte do currículo da EF pode ser considerado uma atividade segura, um importante mediador para fazer novos amigos e fazer parte de um grupo com efeitos importantes a curto prazo na autoconfiança, especialmente em adolescentes.

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