Resumo

O presente trabalho aborda uma pesquisa em andamento que vem sendo realizada por integrantes do Grupo de Pesquisas Esporte, Lazer e Natureza (GPELN) e se caracteriza como parte do trabalho de conclusão de curso, de dois licenciandos em Educação Física na Universidade Federal Fluminense. O estudo foi realizado em uma escola pública municipal, situada no município de Saquarema – RJ, onde encontramos a inclusão do surf como atividade pedagógica. O principal objetivo da pesquisa é fazer um levantamento inicial sobre a forma como este esporte é trabalhado na escola e levantar questões sobre como os esportes de aventura e na natureza, mais especificamente o surfe, pode vir a ser um conteúdo presente na Educação Física formal. Para a coleta de dados vem sendo utilizada a observação participante durante a realização das aulas. Para o tratamento dos dados nos remetemos à técnica de triangulação e os referenciais teóricos ligados as propostas pedagógicas para a Educação Física escolar, os estudos do Lazer e dos esportes de aventura e na natureza. Os resultados parciais mostram que o surfe esta inserido no cotidiano da escola em questão como uma atividade extracurricular, realizada no momento de lazer dos alunos, que muito se parece com as tradicionais escolinhas de esportes.