O surfe na escola: uma possibilidade para as aulas de educação física
Por Gustavo Bento Ribeiro de Araújo (Autor), Tauan Nunes Maia (Autor), Gabriela Araújo Goes da Mota (Autor), Edmundo de Drummond Alves Júnior (Autor).
Resumo
O presente trabalho aborda uma pesquisa em andamento que vem sendo realizada por integrantes do Grupo de Pesquisas Esporte, Lazer e Natureza (GPELN) e se caracteriza como parte do trabalho de conclusão de curso, de dois licenciandos em Educação Física na Universidade Federal Fluminense. O estudo foi realizado em uma escola pública municipal, situada no município de Saquarema – RJ, onde encontramos a inclusão do surf como atividade pedagógica. O principal objetivo da pesquisa é fazer um levantamento inicial sobre a forma como este esporte é trabalhado na escola e levantar questões sobre como os esportes de aventura e na natureza, mais especificamente o surfe, pode vir a ser um conteúdo presente na Educação Física formal. Para a coleta de dados vem sendo utilizada a observação participante durante a realização das aulas. Para o tratamento dos dados nos remetemos à técnica de triangulação e os referenciais teóricos ligados as propostas pedagógicas para a Educação Física escolar, os estudos do Lazer e dos esportes de aventura e na natureza. Os resultados parciais mostram que o surfe esta inserido no cotidiano da escola em questão como uma atividade extracurricular, realizada no momento de lazer dos alunos, que muito se parece com as tradicionais escolinhas de esportes.