O teatro e o circo na formação do animador sociocultural
Por Maria Clara Lemos dos Santos (Autor), Rogério Lopes da Silva Paulino (Autor).
Parte de Lazer, Práticas Sociais e Mediação Cultural . páginas 262 - 277
Resumo
Este capítulo consiste no apontamento e na discussão das possíveis contribuições do teatro e do circo para o campo de estudos do lazer e, mais especificamente, no processo de formação profissional do animador sociocultural. Essa abordagem se dará com base nos relatos de experiências de práticas pedagógicas e de projetos desenvolvidos no curso técnico em teatro do Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que embasaram a criação do curso técnico em lazer proposto por essa escola e em tramitação na UFMG no ano de 2018. O Teatro Universitário da UFMG, umas das mais antigas escolas de teatro do país, após setenta anos dedicados à formação de atores, propõe a abertura de um novo curso em consonância com o fluxo de expansão da rede federal de ensino técnico ampliando, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), seu eixo de atuação: design e produção cultural (teatro) para lazer, turismo e hospitalidade (lazer). No ano de 2017, apresentou para a comunidade universitária a proposta de criação do curso técnico em lazer, ainda em tramitação nas instâncias da UFMG.