O Teatro-jogo Como Método de Articulação Criativa do Conhecimento
Por Victor Henrique Alves Rodrigues (Autor), Ana Cristina Martins Dias (Autor).
Resumo
A presente comunicação visa apresentar a pesquisa de mesmo nome, realizada no âmbito da iniciação científica na UFSJ. Tendo por base as experimentações cênicas e a pesquisa teórica realizadas pelo Grupo de Pesquisas Núcleo Lúdico de Criação, Improvisação e Interatividade, por meio do Programa de Extensão “Teatro-Jogo: o lúdico na arte e na educação”, a pesquisa foi desenvolvida majoritariamente junto a um grupo de alunos da professora de artes Érika Santos da Escola Estadual Amélia Passos, em Santa Cruz de Minas –MG, sob a orientação da professora Ana Dias, do Departamento de Artes da Cena da UFSJ. Buscando o desenvolvimento de procedimentos que permitam a alunos e professores experimentarem a criação de cenas de teatro-jogo em contexto escolar, a pesquisa voltou-se para a aproximação entre as disciplinas de artes e ciências, com o objetivo de trazer os conhecimentos das duas áreas de forma integrada e articulada, sob a tônica da ludicidade. Embora inicialmente não se tratasse de aferir ou ensinar conhecimentos, e sim de se apropriar de conhecimentos construídos ou em fase de construção visando a criação artística e lúdica, houve a necessidade de se retrabalhar conteúdos de ciências por conta de fatores não totalmente elucidados pela pesquisa. Esse estudo ainda está em andamento e teve início em julho de 2020.