Resumo

A área do lazer nos últimos anos vem se destacando de forma expressiva no cenário brasileiro, sendo necessário pensarmos nos processos de formação e qualificação para o mundo do trabalho. Nesse sentido, enquanto instituição que oferta o cursos técnico integrado em lazer, é de suma importância que venhamos a investir na inserção da prática profissional de nossos egressos em espaços e ambientes de trabalho que se destinam a formação em questão. Para tanto, elegemos como objetivo principal deste estudo investigar a inserção do Técnico em Lazer no mundo do trabalho. Como caminho metodológico, utilizaremos-se o protótipo do método Fuxico(MATOS, 2017), um procedimento criado originalmente para o desenvolvimento de identidades visuais, que neste trabalho será utilizado no contexto do design de serviços, no qual sua estrutura foi adaptada por Souza, 2018 para compor as etapas do processo metodológico (empatizar, conceituar, idear, modelar, avaliar e realizar) para a obtenção dos seus resultados. Espera-se com este estudo os seguintes resultados parciais: desenvolvimento de estudo teórico aprofundado para desenvolvimento da pesquisa com apreensão conceitual das categorias em estudo sobre a temáticas do lazer e atuação profissional no mercado de trabalho; registro dos espaços de atuação profissional do Técnico em Lazer no município de Natal/RN; elaboração de um catálogo de identificação de atuação profissional do técnico em lazer; oportunidades de inserção dos alunos do IFRN no mercado de trabalho, ampliando vagas, adequando a oferta às demandas de médio e longo prazos dos setores produtivos, e garantindo uma capacitação que dialogue com as novas tecnologia e valorizar a formação técnica e profissional do lazer.

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