O tema da saúde em cursos de licenciatura em Educação Física de universidades federais brasileiras: entre conservação e ampliação
Por Cristiano Mezzaroba (Autor), João Paulo Oliveira (Autor), Priscilla de Cesaro Antunes (Autor), Victor José Machado de Oliveira (Autor).
Parte de Formação em saúde e educação física . páginas 91 - 114
Resumo
Este capítulo analisa e discute o conteúdo de ementas de disciplinas vinculadas ao tema da saúde nos Cursos de Licenciatura em Educação Física (EF) de universidades federais brasileiras. Nosso objetivo foi o de compreender as ênfases acerca do debate do tema da saúde na formação de professores de EF para atuação nas escolas. Refletimos sobre como a formação em licenciatura em EF está preparando os docentes para lidar com a complexidade e reordenação que o conceito de saúde vem tomando nas últimas quatro décadas, desde as críticas feitas pelo Movimento Renovador da EF na década de 1980 e a aproximação dessa área com a Saúde Coletiva nos anos 19907 . O estudo em tela pode auxiliar a entender como os Cursos de Licenciatura em EF – a partir da reforma curricular promovida pela Resolução CNE/CP 01/2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica – vêm realizando e propondo a formação em saúde nos seus currículos diante do debate acerca da ampliação do conceito de saúde (MATTA, 2007), bem como em relação a especificidade pedagógica exigida pelo contexto escolar.