O Tema Saúde na Educação Física Escolar Diálogos Entre Material Didático e Currículo
Por Laura Viana Fernandes (Autor), Lucas Rafael Pacheco de Melo (Autor), Fábio Batista de Fonseca (Autor), Sérgio Melo da Cunha (Autor), Nathalia Dória Oliveira (Autor), Allyson Carvalho de Araújo (Autor).
Resumo
A pesquisa teve o objetivo de analisar as formas de tematização da saúde na Educação Física na proposta curricular da rede pública municipal de Natal (RN) e no livro didático adotado por esta mesma rede. Utilizamos a pesquisa documental exploratória de abordagem qualitativa sob documentos orientadores da prática docente, sendo eles: o Referencial Curricular do Natal/RN e a coleção “Práticas corporais Educação Física: manual do professor”. Dentro do corpo de possibilidades apontado pelo método, foi selecionada a análise temática e organização de núcleos de sentido em torno das unidades de texto “saúde”, “exercício físico”, “qualidade de vida” e “bem-estar”. Apontamos que há avanço histórico na utilização do material didático e desenvolvimento do currículo da Educação Física com a transversalização da temática saúde, porém carecem de debate mais amplo das várias concepções que envolvem saúde, bem como uma sequência pedagógica equitativa e gradual em todos os anos do Ensino Fundamental.
Referências
ABIB, Leonardo Trápaga; SILVA, Bruno de Oliveira e; DAMICO, José Geraldo Soares. A saúde como tema do componente curricular educação física no Referencial Curricular “Lições do Rio Grande”. Kinesis, v. 37, p. 1-12, ago., 2019.
ALLEYNE, George. Health and the quality of life. Pan Am J Public Health, v. 9, n. 1, p. 1-6, 2001.
ALMEIDA, Ueberson Ribeiro; OLIVEIRA, Victor José Machado de; BRACHT, Valter. Educação física escolar e o trato didático-pedagógico da saúde: desafios e perspectivas. In: WACHS, Felipe; ALMEIDA, Ueberson Ribeiro; BRANDÃO, Fabiana F. de Freitas (Orgs.). Educação física e saúde coletiva: cenários, experiências e artefatos culturais. Porto Alegre, RS: Rede Unida, 2016.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2020
BUSS, Paulo Marchiori; PELLEGRINI FILHO, Alberto. A saúde e seus determinantes sociais. Physis, v. 17, p. 77-93, 2007.
BUSS, Paulo Marchiori. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência & saúde coletiva, v. 5, n. 1, p. 163-177, 2000.
CARLOS, Camila Ursulla Batista; MELO, José Pereira de. Livro didático em educação física: as experiências públicas de João Pessoa e do Paraná. Motricidade, v. 14, SI, p. 72-77, 2018.
DARIDO, Suraya Cristina e colaboradores. Livro didático na educação física escolar: considerações iniciais. Motriz, v. 16, n. 2, p. 450-457, 2010.
DARIDO, Suraya Cristina e colaboradores. Práticas corporais educação física: 1º e 2º anos: manual do professor. São Paulo: Moderna, 2017.
DARIDO, Suraya Cristina e colaboradores. Práticas corporais educação física: 3º a 5º anos: manual do professor. São Paulo: Moderna, 2017.
DARIDO, Suraya Cristina e colaboradores. Práticas corporais educação física: 6º a 9º anos: manual do professor. São Paulo: Moderna, 2018.
DESSBESELL, Giliane; FRAGA, Alex Branco. Exercícios físicos na Base Nacional Comum Curricular: um estranho no nicho da cultura corporal de movimento. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, v. 26, e26007, 2020.
FREIRE, Juliana de Oliveira; WIGGERS, Ingrid Dittrich; BARRETO, Aldecilene Cerqueira. O currículo em movimento: a educação física nos anos iniciais do ensino fundamental em Brasília. Currículo sem fronteiras, v. 19, n. 3, p. 1305-1323, set./ dez., 2019
GODOI, Marcos; BORGES, Cecilia. A percepção dos professores sobre o currículo de educação física e a formação continuada em Cuiabá-MT, Brasil. Currículo sem fronteiras, v. 19, n. 1, p. 379-395, jan./ abr., 2019.
GOIS JUNIOR, Edivaldo. Ginástica, higiene e eugenia no projeto de nação brasileira: Rio de Janeiro, século XIX e início do século XX. Movimento, v. 19, n. 1, p. 139-159, jan./ mar., 2013.
KNUTH, Alan Goularte; AZEVEDO, Mario Renato; RIGO, Luiz Carlos. A inserção de temas transversais em saúde nas aulas de educação física. Revista brasileira de atividade física & saúde, v. 12, n. 3, p. 73-78, 2007.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São Paulo: Hucitec, 2007.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
NATAL. Referenciais Curriculares Educação Física: anos finais e anos iniciais do ensino fundamental. Secretaria Municipal de Educação. Rio Grande do Norte, 2018.
OLIVEIRA, João Paulo e colaboradores. Os saberes escolares em saúde na educação física: um estudo de revisão. Motricidade, v. 13, SI, p. 113-126, 2017.
PAIVA, Andréa Carta de e colaboradores. A saúde nas propostas curriculares para o ensino da educação física no Nordeste brasileiro: o que ensinar? Motricidade, v. 13, SI, p. 2-16, 2017.
RODRIGUES, Heitor de Andrade; DARIDO, Suraya Cristina. O livro didático na educação física escolar: a visão dos professores. Motriz, v. 17, n. 1, p. 48-62, 2011.
SOUZA JÚNIOR, Marcílio Barbosa Mendonça de e colaboradores. Educação física e livro didático: entre o hiato e o despertar. Movimento, v. 21, n. 2, p. 479-493, out., 2015.