Resumo

Este trabalho objetiva discutir a relação entre Educação Física escolar e o tema saúde. O estudo apresenta uma pesquisa documental, acerca da concepção e proposta do tema saúde presente na última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do componente curricular Educação Física. Tomou-se como princípio a pesquisa bibliográfica, apresentando o delineamento histórico e conceitual de ambas as áreas, bem como as diferentes abordagens que embasam essa relação, desde as concepções biologicistas ao debate crítico, representado pelo Movimento Renovador e a Saúde Coletiva. A sessão da revisão bibliográfica está organizada em quatro tópicos: o primeiro apresenta o contexto histórico da Educação Física e sua aproximação com a saúde, o segundo discute o tema saúde nas abordagens pedagógicas da Educação Física escolar, o terceiro discorre sobre as diferentes concepções de saúde, e por fim o quarto aborda a relação da Educação Física com o trato da temática saúde na escola. A análise de documentos teve como objetivo compreender como a temática saúde é abordada na disciplina Educação Física na BNCC, identificando e analisando as concepções e abordagens apresentadas no documento. O estudo permitiu concluir que o documento apresenta propostas já superadas, representando um retrocesso ao que se constituiu nas últimas décadas em torno do debate da Educação Física e da saúde.

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