Resumo

1 INTRODUÇÃO
Alguns fatores como família, amigos, técnico, meios de comunicação e estudos são influências externas que estão relacionadas à mudança e abandono da prática esportiva por crianças. A especialização precoce, que consiste em submeter uma criança pré-púbere a uma rotina de treinamentos intensos e especializados, pode trazer consequências que também se relacionam com a desistência. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi verificar se as variáveis tempo de prática e participação em competições influenciam nos motivos que levariam ginastas especializadas precocemente a abandonar o esporte.

2 METODOLOGIA 
A amostra foi constituída por nove atletas do sexo feminino (11,78 ± 0,79 anos) praticantes de Ginástica Aeróbica da cidade de Lavras – MG. Aplicou-se o Questionário de Motivos de Início, Persistência, Mudança e Abandono desportivo versão brasileira MIMCA-BR (Carmo et al., 2008, p. 541), sendo utilizada na pesquisa somente a subescala de abandono, composta por dez questões. Para análise estatística foram calculados médias, desvio padrão e valores mínimos e máximos. Além disso, os dados foram submetidos ao Teste Mann-Whitney, no qual verifica se dois grupos independentes pertencem a mesma população, com nível de significância de p<0,05. As atletas foram divididas em dois grupos: tempo de prática menor que 20 meses, com participação em uma competição nacional; e tempo de prática maior que 20 meses, com participação em duas competições nacionais.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES
Em relação ao tempo de prática e participação em competições, constatou-se que não houveram diferenças significativas nesta subescala para análise comparativa, coincidindo com o estudo de Carmo et al. (2009, p. 261). 
Ao analisar o resultado geral do questionário, a principal razão que levaria estas praticantes ao abandono da prática esportiva seria “Se o estudo não me permitisse render o máximo” (3,11±1,2), corroborando com o estudo de Bara Filho e Garcia (2009 p. 30), no qual aponta que sujeitos entre 9 e 13 anos abandonariam o esporte devido aos estudos e outros interesses. O motivo de menor importância para as atletas foi “Se meu namorado fosse um obstáculo para a prática do meu esporte” (1,22±0,63), também concordando com o estudo de Bara Filho e Garcia (2009, p. 30), em relação à faixa etária das ginastas.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Independente do tempo que praticam a modalidade e do número de competições que já participaram, as possíveis causas que levariam estas atletas a abandonar a Ginástica Aeróbica foram as mesmas: lesões que as impedissem de treinar, falta de apoio dos pais, e se o treinamento fosse incompatível com os estudos.

5 REFERÊNCIAS
BARA FILHO, M. G.; GARCIA, F. G. Motivos do abandono precoce no esporte competitivo: um estudo prospectivo. Revista Mineira Educação Física, Viçosa, v. 17, n. 1, p. 21-37, 2009. 
CARMO, J. V.; MATOS, F. O.; RIBAS, P. R.; MIRANDA, R.; BARA FILHO, M. Motivos de início e abandono da prática esportiva em atletas brasileiros. HU Revista. Vol. 35. Núm.4. p. 257-264. 2009.
CARMO, J.; MATTOS, F. O.; BARA FILHO, M.; MIRANDA, R.; RIBAS, P. R.; NUNES, J. L.; et al. Validação preliminar do questionário de motivos de início, manutenção, mudança e abandono (MIMCA) no esporte para a língua portuguesa. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 6, Ed. Especial, p. 533-544, jul. 2008.

Acessar