O Tempo e o Lugar do Brincar de Faz de Conta na Educação Infantil: Algumas Considerações
Por Nayara Gonçalves Tancredo Pereira (Autor), Cassia Danielle Monteiro Dias Lima (Autor), Luciano Silveira Coelho (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n 1, 2020.
Resumo
A educação infantil tem sido objeto de muitos estudos no campo das humanidades e, por essa razão, julgou-se necessário compreender as particularidades dessa modalidade de ensino em interface com a Educação Física escolar. O objetivo foi revelar alguns elementos do cotidiano escolar que ajudem a delinear a importância do brincar de faz de conta para a formação das crianças na educação infantil. Elegeu-se a etnografia como método de pesquisa, o que implicou o uso de diversos instrumentos e denso e sistemático trabalho de campo. O que se pôde concluir com este trabalho é que a brincadeira de faz de conta proporciona às crianças a possibilidade do desenvolvimento de muitas linguagens, pois, por ela, há interação com o mundo e faz releituras sobre este. Faz-se necessária uma devida compreensão por parte dos educadores de que uma intervenção consciente, tempos e espaços adequados, contribuem significativamente para o faz de conta.