O Teste Abc do Movimento em Crianças de Ambientes Diferentes
Por Cleverton de Souza (Autor), Lúcio Ferreira (Autor), Maria T. Catuzzo (Autor), Umberto Cesar Correa (Autor).
Em Revista Portuguesa de Ciências do Desporto v. 7, n 1, 2007. Da página 36 a 47
Resumo
RESUMO O objectivo desse estudo foi investigar o teste ABC do movimento (9), especificamente a bateria de testes motores, em crianças de ambientes diferentes. Para tanto se utilizou a faixa etária II do teste que compreende crianças de sete e oito anos de idade. Considerou-se como ambientes diferentes as zonas rural (rodoviária e ribeirinha) e urbana (norte, sul, leste, oeste, centro-sul e centro-oeste) da cidade de Manaus. Participaram do estudo 240 crianças de ambos os sexos, as quais executaram os testes de habilidades manuais, com bola e de equilíbrio. Os resultados, analisados por meio dos testes de Kruskal Wallis e U de Mann Whitney, mostraram que as crianças das zonas rural e urbana tiveram desempenhos semelhantes, tanto no escore total do teste quanto nos testes específicos das habilidades manuais, com bola e de equilíbrio. O mesmo foi observado quando se comparou o desempenho das crianças das subzonas norte, sul, leste, oeste, centro-sul, centro-oeste, rodoviária e ribeirinha. A partir desses resultados pôde-se concluir que o teste ABC do movimento é aplicável na avaliação de crianças de ambientes diferentes. Palavras-chave: teste ABC do movimento, desempenho, crianças com dificuldades de movimento, ambientes diferentes