O tipo de set e a pontuação final alteram os indicadores de tempo no voleibol de praia? Um estudo durante o campeonato escolar brasileiro
Por Mauro Hernández (Autor), Gilmário Ricarte Batista (Autor), Antonio Garcia-de-Alcaraz (Autor), Elizabeth Lourdes Soares Silva (Autor), Edilberto Fernandes Pereira-Júnior (Autor), Luiz Roberto Paiva-Júnior (Autor), Yago Pessoa Costa (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 33, n 1, 2022.
Resumo
Este estudo teve como objetivo comparar indicadores temporais de acordo com o tipo de set e diferença de pontuação final. Vinte e cinco equipes de jogadores masculinos de vôlei de praia (15 a 17 anos) disputaram o Campeonato Brasileiro Escolar, etapa nacional. Foram observadas 21 partidas, 42 sets e 1.374 ralis. As variáveis analisadas foram duração do rali, tempo de descanso entre ralis, tempo total de trabalho, tempo total de descanso, duração do set, relação tempo de descanso: tempo de trabalho e número de ralis. Os indicadores de tempo foram comparados entre o tipo de série (1ª série vs. 2ª série) e categorias de equilíbrio de acordo com a diferença na pontuação final (desequilibrado, equilíbrio moderado e equilibrado), utilizando teste t e ANOVA unidirecional, respectivamente. Não foi encontrada diferença significativa entre a 1ª e a 2ª série, embora tenha sido observado um efeito moderado no tempo total de trabalho entre as séries. Além disso, a diferença na pontuação final influencia a duração da série, o tempo total de trabalho e o total trabalho-descanso mostram uma tendência linear entre os níveis equilibrados. Os indicadores temporais não parecem alterar-se relativamente ao tipo de conjunto. Contudo, há uma tendência de aumento do tempo de trabalho do 1º para o 2º set. Por fim, a pontuação influencia a duração da série, o tempo total de trabalho e o tempo total de descanso, sem modificar a relação esforço: descanso.