Resumo

Este trabalho é um estudo sobre o Projeto Dança Comunidade, realizado nos anos de 2003 a 2007 pelo educador-bailarino Ivaldo Bertazzo, em parceria com o Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc/SP). Foi um projeto educativo para adolescentes de baixa renda, moradores na periferia paulistana, indicados por sete organizações não governamentais nas quais esses meninos e meninas realizavam o aprendizado de artes em geral e, especificamente, da dança. O objetivo do projeto foi o ensino da dança por meio do qual se chegaria ao desenvolvimento da identidade e autonomia dos adolescentes, bem como à ampliação de seus horizontes socioculturais, preparando-os para o exercício da cidadania e para a resistência cultural à mídia globalizada. Neste estudo realiza-se uma pesquisa teórica sobre as teorias críticas à concepção logocêntrica de educação, cuja sequela é o desprezo pelo corpo, apresentando em seguida alguns autores que apostam na importância da corporeidade no processo da aprendizagem. O método de ensino-aprendizagem de Bertazzo, utilizado no Dança Comunidade, alinhar-se-ia entre esses autores. Realiza-se também uma pesquisa empírica, por meio de entrevistas com os jovens que participaram no projeto. Na análise deste material, ancorada no pensamento complexo de Edgar Morin, apresenta-se a pedagogia de Bertazzo, tal como foi vivida pelos alunos, e como ela possibilitou que o projeto alcançasse seus objetivos.

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