O trabalho com relatos de experiência na formação remota de professoras e professores

Parte de Escrevivências da educação física cultural - Vol. 2 . páginas 10 - 27

Resumo

O ano pandêmico de 2020 foi marcado pela dor e sofrimento de milhares de pessoas cujos familiares padeceram devido à má gestão das políticas públicas da saúde e da economia. Admiramos como nunca o pessoal da linha de frente, trabalhadores e trabalhadoras dos hospitais, clínicas, uni-dades básicas e do pronto atendimento, além dos cientistas que buscam incansavelmente uma forma eficaz de combater a Covid-19. Entre tantas outras categorias submetidas ao estresse provocado pela precariedade que só faz aumentar um desafio por si só enorme, é impossível não pensar nos professores e professoras, da Educação Infantil ao Ensino Superior, de instituições públicas e privadas, independente da modalidade de ensino.A fim de diminuir a circulação do coronavírus (SARS-Cov-2) e reduzir a chamada curva de contaminação, evitando assim sobrecarregar a rede hos-pitalar, no mês de março, o poder executivo decretou o isolamento social e a interrupção imediata das atividades presenciais nas instituições de ensi-no. O Conselho Nacional de Educação e o Conselho Estadual de Educação de São Paulo publicaram resoluções específicas sobre o chamado ensino remoto emergencial, flexibilizaram a contabilidade de dias letivos, carga horária e modos de realização das atividades de estágio nos cursos de licenciatura.