O tratamento da coerência textual em um livro didático de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental
Parte de Teoria e prática docente: onde estamos e para onde vamos? . páginas 132 - 147
Resumo
O objetivo deste artigo consiste em realizar uma análise sobre a forma como é tratada a “coerência textual” em um livro didático de Língua Portuguesa. Nossa investigação se fundamenta nos pressupostos teóricos de Koch e Travaglia (2005), Bentes (2001) e Oliveira (2009), autores que contribuíram para as discussões sobre a Linguística Textual e a coerência textual. O corpus de análise foi o livro “Português: ideias & linguagens” (DELMANTO; CASTRO, 2009), referente ao 9º ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados revelou que a coerência foi abordada implicitamente quando se tratou de atividades de leitura e interpretação de textos, destacando questões pragmáticas (situação comunicativa, intenções do autor, público alvo, propósito comunicativo do texto etc.) e cognitivas (inferências, intertextualidade, conhecimento de mundo etc.). Assim, o livro dentro de suas possibilidades, consegue evidenciar a importância da coerência na construção dos sentidos do texto