O tratamento da coerência textual em um livro didático de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental

Por Cícero Barboza Nunes (Autor), José Juvêncio Neto de Souza (Autor).

Parte de Teoria e prática docente: onde estamos e para onde vamos? . páginas 132 - 147

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em realizar uma análise sobre a forma como é tratada a “coerência textual” em um livro didático de Língua Portuguesa. Nossa investigação se fundamenta nos pressupostos teóricos de Koch e Travaglia (2005), Bentes (2001) e Oliveira (2009), autores que contribuíram para as discussões sobre a Linguística Textual e a coerência textual. O corpus de análise foi o livro “Português: ideias & linguagens” (DELMANTO; CASTRO, 2009), referente ao 9º ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados revelou que a coerência foi abordada implicitamente quando se tratou de atividades de leitura e interpretação de textos, destacando questões pragmáticas (situação comunicativa, intenções do autor, público alvo, propósito comunicativo do texto etc.) e cognitivas (inferências, intertextualidade, conhecimento de mundo etc.). Assim, o livro dentro de suas possibilidades, consegue evidenciar a importância da coerência na construção dos sentidos do texto