O Tratamento do Esporte Como Currículo no Curso de Graduação em Educação Física
Por Edson Costa Farret (Autor), Dinah Vasconcellos Terra (Autor), Carlos Alberto Figueiredo da Silva (Autor).
Em Pensar a Prática v. 19, n 3, 2016. Da página 653 a 662
Resumo
Este estudo tem por objetivo investigar, através de uma revisão de literatura, como o esporte é tratado como conteúdo nos cursos de graduação em Educação Física. A metodologia utilizada é de perspectiva qualitativa com caráter bibliográfico que, segundo Gil (1995), envolve entre outros elementos o levantamento bibliográfico e documental. Dos estudos selecionados, todos apontam para superação à denominada "esportivização" do currículo. Assim, este estudo se justifica por contribuir com a prática pedagógica do esporte no ensino superior. Percebemos que novas estratégias de ensinar o esporte vem surgindo, na perspectiva de construir uma identidade no trato do esporte no ensino superior, buscando uma formação mais reflexiva dos acadêmicos em Educação Física