O Trato com o Conhecimento da Capoeira: Relato de Experiência do 1º Festival de Cultura Corporal do Colégio Estadual Marcílio Dias - Salvador (ba)
Por Victor de Jesus R. Rocha (Autor), Jéssica Reis da Luz (Autor), Josiane Cristina Clímaco (Autor), Márcia Lúcia dos Santos (Autor), Regina Sandra Marchesi (Autor).
Em XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII CONICE - CONBRACE
Resumo
O presente trabalho é um relato de experiência do 1º Festival de Cultural Corporal do Colégio Estadual Marcílio Dias (CEMD), localizado em na cidade de Salvador, Bahia. A unidade escolar atua com as seguintes modalidades de ensino: Ensino Fundamental II, Ensino Médio (diurno) e Educação de Jovens e Adultos (noturno), esta têm em média 645 estudantes, dos quais 545 estão interligados as intervenções pedagógicas do Subprojeto Educação Física do Programa Institucional de bolsas e iniciação à docência da Universidade Federal da Bahia (PIBID- UFBA). Nosso recorte para este trabalho é o trato com o conhecimento da Capoeira, uma oficina que sistematizamos tendo como conteúdos: a sua historicidade, musicalidade e movimentos. A oficina aconteceu no dia 01 de Dezembro de 2016, no turno matutino, e contou a participação de vinte estudantes e dois bolsistas ministrantes. Nosso objetivo geral foi de proporcionar a vivência da capoeira enquanto elemento da cultura corporal, localizando histórica, social e culturalmente no contexto da realidade brasileira, desta forma, possibilitando aos alunos vivenciar as diversas possibilidades do trato com o conhecimento da capoeira e suas manifestações culturais. Utilizamos como metodologia, primeiramente, a contextualização histórica da capoeira, fazendo entender a contribuição de africanos e afro brasileiros na constituição de nossa sociedade no âmbito, cultural, social e político. Em seguida, foram ministradas dinâmicas onde tratamos aspectos da musicalidade (instrumentos, músicas, cânticos e palmas) e com os movimentos básicos da capoeira (ginga, “au” e primeira sequência da capoeira regional) e finalizamos com a roda de capoeira, a fim de observar a apreensão dos conteúdos trabalhados. Ao concluirmos as atividades, percebemos que os estudantes foram capazes de apreender o contexto histórico da Capoeira e realizar catarses sobre como negros e negras eram trados de forma subsumida antes que a capoeira tornasse respeitada no Brasil e praticar, de forma satisfatória os movimentos, o toque dos atabaques, pandeiros e cânticos. Enfim, esta experiência nos coloca a importância do planejamento e problematizações na iniciação à docência, para realizarmos novas generalizações e proposições no espaço escolar. Assim, o subprojeto PIBID Educação Física, defende uma formação integral para nós bolsistas e estudantes da unidade escolar.