O Trato com o Conteúdo Ginástica: Uma Experiência a Partir do Programa Residencia Pedagógica
Por Geane Conceição do Amaral (Autor), Carlos Eduardo de Sousa Barboza (Autor), Juliane Carolina da Silva Santos (Autor), Andrea Carla de Paiva (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Este estudo tem por objetivo descrever a experiência no trato do conteúdo ginástica, assim como seus limites e possibilidades, através do componente curricular Educação Física, no Programa Residência Pedagógica. Desta forma, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo sendo realizada durante o primeiro bimestre de 2019, com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A modalidade trabalhada em nossas aulas foi a Ginástica Rítmica e tivemos como objetivo, ampliar o conhecimento acerca desse conteúdo na escola. Diante desta experiência, compreendemos que a ginástica necessita ser um conhecimento abordado nas aulas de Educação Física Escolar, de forma que sua sistematização permita aos estudantes construir novos conceitos, estabelecendo relações com o cotidiano, e dominando, ao longo dos anos de escolarização, o conteúdo ginástica e suas diferentes expressões.