Resumo

O objetivo desta dissertação foi analisar o trato da ginástica na Educação Física Escolar (EFE) como produção acadêmica e como prática educacional, com vistas à apresentação de possíveis caminhos para o ensino deste conteúdo. O estudo foi estruturado no modelo escandinavo, composto por três artigos. O primeiro deles objetivou verificar as produções científicas sobre a ginástica na EFE, a partir de uma revisão integrativa, caracterizando a produção do conhecimento em relação aos campos de atuação da ginástica, às principais temáticas e as etapas de ensino da Educação Básica abordadas nos estudos. Para tanto, fez-se um levantamento de artigos, teses e dissertações produzidas entre os anos de 1980 e 2018. Constatou-se que, embora a produção científica nesta área tenha sido crescente nas últimas décadas, há carência de produções no período analisado. Algumas características verificadas no material levantado foram: o predomínio das pesquisas bibliográficas; a maioria abordou a ginástica na EFE de forma ampla, sem especificar modalidades ou campo de atuação; prevaleceu a temática relacionada à questões didático-pedagógicas; e o ensino fundamental foi a etapa da educação básica que apareceu com maior frequência nos estudos. O segundo artigo procurou analisar como se organiza e se desenvolve o conteúdo ginástica nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas municipais de Maringá/PR, a fim de obter informações sobre o perfil dos professores, como tem sido o trato deste conteúdo nos anos iniciais, elencando as experiências positivas e as dificuldades encontradas pelos docentes participantes da pesquisa. Caracterizada como uma pesquisa descritiva, os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a 64 professores. Mediante aos resultados, denota-se que: uma parte significativa dos professores está ou passou da fase de estabilização na carreira, o que indica a opção que fizeram pela docência; a maioria deles aborda a ginástica em suas aulas; as ginásticas competitivas são privilegiadas no ensino; as principais dificuldades para ensiná-la estão relacionadas à falta de conhecimentos específicos, e insuficiência de recursos físicos e materiais; poucos professores relataram práticas pedagógicas positivas com a ginástica, mas a maioria deles destacou o valor educativo deste conteúdo. O terceiro artigo visou analisar o impacto da prática reflexiva na formação docente a partir de uma intervenção pedagógica com o conteúdo ginástica na EFE. Para essa pesquisa do tipo intervenção pedagógica, foram planejadas 16 aulas de ginástica sob a orientação dos princípios da ginástica para todos, as quais foram ministradas para uma turma de 5° ano. A partir dos resultados da aprendizagem dos estudantes, constatou-se que a intervenção nos anos iniciais foi uma possibilidade de ressignificar o fazer pedagógico da professora-pesquisadora com o ensino desse conteúdo curricular, bem como de proporcionar uma rica experiência formativa voltada para a prática reflexiva e para a adoção de uma postura de pesquisador. De forma geral, este trabalho contribuiu para discutir a relação entre teoria e prática, entendendo que os conhecimentos produzidos na relação entre o campo acadêmico e a prática pedagógica são úteis para se repensar a formação e a atuação docente, podendo promover avanços na área.

Acessar