O Trato Pedagógico dos Esportes Adaptados no Ensino Médio na Educação Física Escolar: Um Relato de Experiência
Por Aiana Carvalho Carneiro (Autor), Ranner de Novais Souza (Autor), Amanda Santana de Souza (Autor), Denize Pereira de Azevedo (Autor), Suzana Alves Nogueira Souza (Autor).
Em 11° Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada - CBAMA
Resumo
Este artigo trata de compartilhar as vivências obtidas pelos alunos do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana no Programa Institucional da Residência Pedagógica através das regências em sala de aula. Essas intervenções justificam-se pela necessidade de promover a aproximação dos alunos com deficiência com alguns esportes adaptados e fazer uma reflexão sobre a inserção dos mesmos nas aulas de Educação Física, nos esportes e no meio social. O estudo prioriza a reflexão sobre o uso dos esportes adaptados nas aulas de educação física no ensino médio. As aulas foram ministradas para uma turma do 2º ano do Ensino Médio, em uma Escola Estadual na cidade de Feira de Santana/BA. Conseguimos respaldar as ideias sobre os esportes adaptados junto aos alunos da turma citada, mesmo não tendo alunos com deficiência na turma, pondo em prática todos os conhecimentos adquiridos no decorrer da nossa formação e conseguindo atingir os objetivos de cada aula. E por fim, entendemos que os professores da Educação Física, tendo como um dos seus conteúdos o esporte, deve oferecer aos alunos vivências de diferentes modalidades e além disto, discutir as diferentes formas de execução dos mesmos.