O Trato Pedagógico Para o Ensino do Futebol e Suas Possibilidades de Emancipação em Três Diferentes Contextos Sociais
Por Vitor da Silva Gonçalves (Autor), Paulo Ricardo do Canto Capela (Autor), Francisco Emilio de Medeiros (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O presente estudo aconteceu em três contextos diferentes de ensino do futebol: um clube de futebol da grande Florianópolis, um Centro Educacional Municipal (CEM) em São José – Santa Catarina (SC) e em uma escola de futebol da rede particular de ensino de Florianópolis. Teve como objetivo identificar, analisar e compreender como o trato pedagógico do futebol pode ser realizado de forma libertadora, quando entendido como brincadeira popular, que contribui para a emancipação das crianças. Consistiu em uma pesquisa do tipo exploratória descritiva com categorias de análise previamente definidas para o tratamento dos dados a partir de observações livres das aulas. Foram encontrados os seguintes resultados: a formação de jogadores inteligentes de futebol, a formação de seres críticos e autônomos e a busca em direção de uma transformação do agir social. Além disso, procurou-se pensar e apresentar maneiras alternativas para o ensino do futebol que transcende apenas ao ensino técnico da modalidade para as crianças.