Resumo

O presente estudo buscou analisar o estabelecimento do campo de atuação e o processo de coaching na canoagem havaiana. Este estudo se caracteriza por adotar uma abordagem qualitativa, descritiva e narrativa, bem como se configura como um estudo de caso. O participante investigado é um treinador de canoagem havaiana de destaque atuante em Florianópolis. Para a coleta de dados foram realizadas oito entrevistas semiestruturadas com o treinador, sendo duas acerca do estabelecimento do campo de atuação e contexto do treinador e seis sobre o processo de coaching; e foram recolhidos três planos de aulas, as quais foram filmadas e observadas. Foi realizada a triangulação dos dados e estes foram analisados pela técnica de análise temática dedutiva-indutiva, a qual foi efetuada por meio dos softwares Microsoft Office Word, Express Scribe Transcription e QSR NVivo 10. O estabelecimento do campo de atuação foi identificado por episódios marcantes da trajetória de vida, tais como: infância, inserção na canoagem havaiana, trilhando por um novo caminho, a estruturação do clube, consequências do crescimento: positivas e negativas, busca constante por conhecimento e dias atuais. Já o processo de coaching contemplou três fases, o pré-treino (planejamento), o treino (condução do treino) e pós-treino (avaliação e reflexão). O desenvolvimento do treinador pareceu se dar pelas experiências ao longo da vida, iniciando por aquelas vivenciadas na infância. Já o estabelecimento do campo de atuação se deu por iniciativa própria, uma vez que a canoagem havaiana era emergente no Brasil e ainda não possuía um campo estabelecido. Todas as fases do processo de coaching do treinador investigado parecem sofrer influências das características do ambiente de prática (imprevisibilidade e risco), o que os diferencia do processo de coaching de modalidades convencionais.

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