Resumo

Objetivos: determinar se o treinamento de exercícios cardiovasculares resultou em melhores respostas de anticorpos à vacinação contra influenza em idosos sedentários que exibiram respostas fracas à vacina.

Projeto: Ensaio clínico randomizado em um único local com braço paralelo de 10 meses.

Local: Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. Participantes: Cento e quarenta e quatro adultos mais velhos, sedentários e saudáveis ​​(69,9 +/- 0,4).

Intervenções: O exercício cardiovascular moderado (consumo máximo de oxigênio de 60-70%) foi comparado com o treinamento de flexibilidade e equilíbrio.

Medições: O desfecho primário foi a resposta à vacina contra influenza, medida de acordo com o título de anticorpos anti-influenza de inibição da hemaglutinação (HI) e respostas seroprotetoras (título HI> ou = 40). As medidas secundárias incluíram aptidão cardiovascular e composição corporal.

Resultados: Dos 160 participantes inscritos, 144 (90%) completaram a intervenção de 10 meses com excelente conformidade (aproximadamente 83%). A intervenção de exercícios cardiovasculares, mas não de flexibilidade, resultou em melhorias nos índices de aptidão cardiovascular, incluindo o consumo máximo de oxigênio. Embora não afete o pico (por exemplo, 3 e 6 semanas) dos títulos de HI anti-influenza pós-vacina, o exercício cardiovascular resultou em um aumento significativo na seroproteção 24 semanas após a vacinação (30-100% dependente da variante da vacina), enquanto o treinamento de flexibilidade não.

Conclusão: Os participantes randomizados para exercícios cardiovasculares experimentaram melhorias na seroproteção da influenza durante toda a temporada de influenza, enquanto aqueles na intervenção de equilíbrio e flexibilidade não. Embora não tenha havido diferenças nas infecções do trato respiratório relatadas, o grupo de exercícios apresentou redução da gravidade geral da doença e distúrbios do sono. Esses dados apoiam a hipótese de que os exercícios regulares de resistência melhoram as respostas à vacina contra a gripe.
 

Acessar