O treinamento físico como tratamento de sintomas do distúrbio androgênico do envelhecimento masculino: uma revisão sistemática
Por Alessandro de Oliveira (Autor), Iury Leandro da Silva (Autor).
Em Revista Brasileira de Qualidade de Vida v. 16, n 1, 2024.
Resumo
Analisar, por meio de uma revisão sistemática, o treinamento físico e sua prática como tratamento nos sintomas do Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM) em idosos.
MÉTODOS: Utilizando o Método PRISMA em sites de busca na área específica e palavras-chaves correlatas (idosos; reposição de testosterona; hipogonadismo; Distúrbio Androgênico do envelhecimento masculino; exercício físico; treinamento), 6 de 378 estudos foram selecionados e analisados quanto ao objetivo do estudo, ao tamanho amostral, à dosagem de terapia de reposição hormonal, à intervenção, aos resultados e às conclusões.
RESULTADOS: Os estudos analisados evidenciam a importância do treinamento físico associado à terapia de reposição hormonal em portadores do DAEM.
CONCLUSÕES: Apesar da realização do treinamento físico para idosos diagnosticados com DAEM mostra-se como relevante, a diversidade de fatores relacionados a características de grupo amostrais, formas de treinamento e dosagens de reposição indicam a necessidade de mais estudos em torno do tema.