Resumo

Objetivo:
O treino locomotor com suporte parcial de peso corporal (TLSP) é um método de reabilitação para estimular a recuperação do controle motor nas patologias neurológicas, podendo auxiliar na melhoria de capacidades funcionais. Esse estudo objetivou investigar alguns aspectos fisiológicos em indivíduos com Lesão Medular (LM) a partir do TLSP.

Métodos e Resultados:
Avaliando-se as variáveis da qualidade do sono, freqüência de evacuação, presença de edema e espasticidade ao longo e a medida de independência funcional (MIF) antes e após seis meses de treino, oito indivíduos, voluntários, com LM nas classificações A, B e D da ASIA, foram submetidos a três sessões semanais de treinos (duração de 15 minutos a 1,5 km/h de velocidade), com descarga de peso em membros inferiores aumentando a cada duas semanas a até 65%. A qualidade do sono melhorou desde os primeiros dois meses (p<0,001); a presença de edema decaiu e, a partir do 2º mês de treino, não foi mais relatada; a freqüência de evacuação passou de uma vez a cada cinco ou seis dias para todos os dias após a 21ª semana (p<0,001). Para alguns, os treinos tiveram influência positiva sobre a espasticidade. O valor médio da MIF passou de 105,13±4,76 para 108,75±1,38 (p=0,028) revelando ganho de independência após 24 semanas de treinamento.

Conclusão:
Ao final do estudo não se pode concluir que as mudanças tenham sido devido a ganhos motores, mas acredita-se que a participação nas sessões de treino tenha contribuído para suas melhoras.