Resumo

O vigoroso desenvolvimento do esporte em Barcelona no início do século XX facilitou uma infinidade de iniciativas ou provas esportivas e algumas delas, embora sem repercussão, puderam ser consideradas entre as efemérides do nascimento de alguns dos esportes atuais. . Assim, o objetivo deste artigo centra-se no triatlo como uma dessas práticas originais que foram esquecidas e que hoje podem ser resgatadas através da imprensa histórica digitalizada de Barcelona. Obviamente, a história da revisão histórica e documental que se apresenta pede que Barcelona seja considerada a cidade pioneira na Espanha neste esporte olímpico.

Referências

Almeida, A.S. (2004). Historia social, educación y deporte: lecturas sobre el origen del deporte contemporáneo. Servicio de Publicaciones de Universidad de las Palmas de Gran Canarias.

Arrechea, F. (2018). España y los Juegos Olímpicos. Análisis de la participación de los deportistas españoles en los JJOO de la Era Moderna e historia del movimiento olímpico español. CIHEFE.

Acessar