O Uso do Centro Articular do Quadril e do Centro de Gravidade da Cabeça Como Referência na Estimativa de Parâmetros Cinemáticos da Performance em Corridas de Velocidade
Por Juliano Dal Pupo (Autor), Clarissa Stefani Teixeira (Autor), Ivon Chagas da Rocha Junior (Autor), Carlos Bolli Mota (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 17, n 4, 2009. Da página 10 a 17
Resumo
Objetivo: O objetivo deste estudo foi comparar a velocidade e o deslocamento do centro de gravidade global (CGG) com as centro de gravidade da cabeça (CGC) e do centro articular do quadril (CAQ), durante um passo em corridas de velocidade. A partir disso, determinar se tais pontos podem ser utilizados como indicadores de parâmetros da performance nos estudos envolvendo a cinemática das corridas. Métodos: Participaram deste estudo 8 sujeitos do sexo masculino, com idade média de 12,5 ± 0,66 anos e estatura média de 163,00 ± 5,40 cm. Realizou-se uma análise cinemática da corrida, utilizando-se o método de videografia tridimensional, com quatro câmeras de vídeo do sistema de análise do movimento Peak Motus, operando na freqüência de 180 Hz. As variáveis analisadas foram deslocamento, velocidade média e velocidade instantânea horizontal do CGG, CGC e CAQ referentes a um passo. Resultados: Os resultados encontrados mostraram não haver diferenças significativas na velocidade média e amplitude de deslocamento entre os três pontos analisados. Em relação à velocidade instantânea analisada em todo passo, não verificou-se diferenças significativas, porém, as variações na curva de velocidade do CAQ não ocorreram na mesma escala de tempo quando comparado com os demais pontos. Conclusão: Concluiu-se assim que, tanto o CGG, assim como o CGC e CAQ, podem ser utilizados para descrever parâmetros cinemáticos da corrida, quando o objetivo da análise referir-se a deslocamentos e velocidade média de um passo. Em relação à descrição da velocidade instantânea do atleta nas diferentes fases do passo, o uso do CGG e CGC parecem ser os mais adequados a serem utilizados.