Resumo

A Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) foi criada tendo como uma das suas intenções a viabilidade de financiamento do setor, democratizando o acesso às práticas esportivas, quer seja em sua dimensão de Rendimento, Educacional, Participação e Formação. Para os estudos da área é importante analisar os dados – que são públicos e frutos da necessidade de transparência da gestão pública –, trazendo uma compreensão do setor e oferendo aos tomadores de decisão os caminhos para as boas práticas sociais, econômicas, e de ordem jurídica (Teixeira, 2023; Matias et al., 2015). Estudar as empresas que mais incentivam e os valores que são destinados aos projetos sociais esportivos por cada uma delas pode ser uma oportunidade de compreensão de como o setor está se movimentando, colocando em prática o arcabouço legal da LIE. Objetivo: Os objetivos dessa pesquisa são: a) encontrar as maiores empresas incentivadoras; b) identificar o setor de atuação econômica; c) quantificar as manifestações desportivas no período estudado. Método: A abordagem da pesquisa é quantitativa e qualitativa, onde os dados disponíveis apresentam tendências, regularidades. Eles precisam ser coletados, interpretados e analisados à luz da literatura da área. Do ponto de vista metodológico a união dessas abordagens cria uma amplitude de concepções analíticas, se quando comparada a utilização de apenas uma das abordagens (Serapioni, 2000).