O Uso das Metodologias Ativas Como Ferramenta na Disciplina de Metodologia do Ensino da Educação Física da Universidade Estadual do Ceará
Por Neires Alves de Freitas (Autor), Vitória Monteiro Monte Oliveira (Autor), António Ricardo Catunda de Oliveira (Autor), Rodrigo Pereira Machado (Autor), Izaak Ferreira Almeida (Autor), Sabrina Raquel Andrade Lima (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Em uma era de virada paradigmática o ensino superior tem deflagrado a superação do tecnicismo e mecanização do ensino, para aderir uma horizontalidade das relações de ensinoaprendizagem em sala de aula, a inserir os discentes como participantes do processo, atores em construção de saberes e corresponsáveis por ele. As metodologias ativas atuam, na formação de Profissionais de Educação Física (EF), como ferramentas essenciais para o bom funcionamento, rendimento e desenvolvimento das aulas, aumentando os níveis de aprendizagem sendo essenciais tanto nos momentos práticos, quanto nos teóricos. Estas têm como objetivo principal capacitar graduandos, para futura intervenção segura e eficaz na escola, tornando seus alunos ativos. O Professor, ao trabalhar metodologias ativas durante as aulas de EF Escolar, oferece o protagonismo das atividades aos alunos, melhorando sua capacidade de solucionar desafios propostos, tomada de decisões, resolução de problemas em diferentes contextos e incentivando a adoção de um comportamento ativo socialmente, modificando assim as pessoas e consequentemente a sociedade. O curso de Licenciatura em EF da Universidade Estadual do Ceará (UECE) tem, na ementa e cronograma da disciplina de Metodologia do Ensino da Educação Física, o uso constante e prioritário dessa forma de ensino.