Resumo

Desde 2017 o Sesc Jundiaí conta com o curso de triatlo em sua grade de cursos permanentes, atendendo alunos de 16 a 63 anos. Orientado pelo documento norteador do Programa Sesc de Esportes, o objetivo do curso é oferecer o esporte para quem busca uma prática esportiva como atividade física, melhora da saúde e/ou para desenvolver suas capacidades físicas essenciais à modalidade do triatlo, sob o âmbito da prática do esporte para a vida toda e do lazer. Nesse contexto, o uso de jogos para ensinar triatlo representa uma forma dinâmica e lúdica para engajar pessoas dos mais diversos níveis de habilidades e faixas etárias. Objetivo: Apresentar brevemente como o uso de jogos na aula de triatlo pode ser usado como ferramenta de ensino em um contexto de prática esportiva de lazer, tornando as aulas mais acessíveis e agradáveis, além de incentivar a participação e o desenvolvimento de habilidades para a modalidade. Desenvolvimento: Foram ministrados jogos direcionados para a reflexão e estratégia do aluno para a melhor resolução dos problemas propostos, como revezamentos, desafios de pontuação e resistência e estratégia de provas coletivas, de maneira lúdica e inclusiva. Durante essas práticas, pôde-se notar o aumento da motivação e dedicação do aluno para o cumprimento das tarefas, levando ao sucesso da atividade. Embora não tenham sido realizadas avaliações sistematizadas, esses aspectos foram percebidos pela reação dos alunos ao final das aulas, tanto em feedbacks recebidos quanto pelo desejo de continuidade demonstrada quando o professor encerrava a atividade. Apesar de o triatlo ser uma modalidade individual, o contexto social, lúdico e de lazer são muito enfatizados quando os jogos são utilizados. A integração dos elementos do triatlo em jogos pode melhorar a compreensão dos participantes sobre a modalidade, bem como servir de alternativa para que cada aluno possa participar em seu próprio ritmo de desenvolvimento e habilidades. Sugestões: Aos profissionais que visam implementar aulas em contextos semelhantes, sugere-se encorajar os alunos a jogarem os jogos com competitividade e seriedade, sem deixar de lado a colaboração, o trabalho em equipe e a diversão que a prática proporciona. A abordagem através de jogos também quebra o paradigma do senso comum, que muitas vezes entende o triatlo como uma modalidade elitista, complexa e de difícil acesso, demonstrando-se importante ferramenta para desmistificar, facilitar o acesso e ampliar a adesão do aluno à prática da modalidade, favorecendo um ambiente mais propício para a aprendizagem e a prática do triatlo como lazer.

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