Resumo

O uso de drogas no Brasil entre adolescentes é tratado como um grande problema social, e assim é indiscutível buscarintervenções preventivas, evitando, principalmente, o primeiro contato. Sendo a escola muito importante nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como tem sido a sua atuação na abordagem das drogas lícitas e ilícitas no contexto da prevenção. A pesquisa foi realizada em 7 escolas que possuem o 8º ano do ensino fundamental II da Rede Pública Municipal de Ensino deItapetinga-BA. O presente estudo trata-se de pesquisa exploratória de cunho quantitativo. Os dados foram coletados aplicando-se um questionário estruturado em todas as turmas (25), contemplando uma amostra de 667 alunos e 34 professores. Por se tratar de uma escola, a análise dos dados buscou estabelecer uma relação entre o consumo de drogas e as discussões sobre o tema em seu contexto. Os resultados mostraram que 75% dos discentes afirmam conhecer ou conviver com algum usuário de drogas na faixa entre 12 e 18 anos. 91% acreditam ser importante que as escolas desenvolvam atividades referentes à prevenção às drogas. Dos discentes que se sentem preparados para dizer não, quando receberem alguma oferta de substâncias psicoativas, 85% já participaram de ações de prevenção realizadas no ambiente escolar. 75% dos professores relataram desenvolver esse tipo de atividade, mesmo sem a iniciativa da gestão do estabelecimento de ensino. Espera-se que o presente estudo possa servir como arcabouço pragmático para otimizar a efetividade dos investimentos públicos envolvendo a temática das drogas nas escolas.

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