Resumo

No processo de ensino-aprendizagem de habilidades motoras um aspecto essencial para produzir um resposta motora é a seleção da informação do meio ambiente. O objetivo desta pesquisa foi verificar o desempenho de portadores da Síndrome de Down no uso de dicas específicas como estratégia de atenção seletiva em programa similar ao aplicado em indivíduos não portadores com o mesmo nível de escolaridade. Participaram desta pesquisa 37 indivíduos portadores da Síndrome de Down, sendo 23 do sexo masculino e 14 do sexo feminino com idades entre 9 e 20 anos, todos cursando o equivalente ao 1 ano do 1 grau. A tarefa destes indivíduos consistiu em jogar de computador desenvolvido Por LADEWING (1994) para estudos de atenção seletiva, no qual os indivíduos tinham que manobrar um nave espacial num campo de asteróides com intuito de atingir naves adversárias. Os indivíduos foram divididos aleatoriamente em dois grupos, GRUPO 1- com dicas e Grupo 2 sem dicas e testados um a um, seguindo suas fases, aquisição e retenção. Durante a fase de aquisição os indivíduos jogaram 8 minutos, fizeram um pausa de 5 minutos e na seqüência, durante a fa se de retenção jogaram mais 6 minutos ...Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digital.

Acessar Arquivo