Resumo

Neste trabalho, apresento a investigação sobre o processo de criação do monólogo “A mulher amordaçada”, que realizei em 2018, orientado por Cristiane Werlang na conclusão da disciplina Atuação II, do curso de Bacharelado em Interpretação Teatral, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O monólogo é uma livre adaptação da obra “La boca amordazada” de Patricia Zangaro, e com direção, atuação e linguagem visual de minha autoria. Busco, a partir de lembranças e sensações do processo criativo e dos horizontes teóricos desenvolvidos posteriormente, relatar e analisar as características e desdobramentos do trabalho. O foco é entender e explicar o uso do boneco em cena como extensão do meu corpo e como personagem autônomo, relacionando abordagens visuais e emocionais da cena, enquanto atriz e personagem. Autores como Stanislavski e Tadeusz Kantor, e grupos como El Periférico de Objetos e Companhia Caixa do Elefante são importantes para esta pesquisa. Esta investigação pretende contribuir para pesquisas de artistas que criam/atuam/dirigem utilizando bonecos e outros objetos, como forma de expressar algo que não está dito no texto verbal. Também pretendo aprofundar as possibilidades de criação de um monólogo, enfrentando o desafio de estar sozinha em cena através da expansão da presença (e dos efeitos de presença) em diferentes corpos.

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