Resumo

Atualmente, as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) se fazem presentes nos diversos setores sociais, sobretudo na educação. No entanto, por conta de diversos motivos como a formação docente, inadequação de materiais e infraestrutura, condições de trabalhos entre outros fatores, muitos professores não incorporam estas novas perspectivas em sua prática pedagógica. De modo especial, na área da Educação Física escolar este campo de estudo é muito recente, todavia algumas pesquisas demonstram várias contribuições da inserção das TIC em suas aulas, ainda mais nos conteúdos que os professores têm maiores dificuldades, como é o caso da dança. Tais tecnologias, além de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, propiciam uma linguagem próxima ao contexto dos alunos e, neste cenário, os aparelhos celulares se apresentam como uma tecnologia atual, a qual oferece diversas potencialidades pedagógicas. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar e refletir as possibilidades de utilização do celular nas aulas de Educação Física, como ferramenta pedagógica no uso de recursos audiovisuais, para o ensino da dança. Este estudo, de caráter qualitativo e descritivo, foi desenvolvido em duas escolas do município de Rio Claro, e contou com a participação de 2 professores de Educação Física e duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada por meio de um diário de campo das aulas ministradas e entrevistas com os professores, 16 alunos na escola A e 14 alunos na escola B. De acordo com os entrevistados, as possibilidades de exploração do recurso audiovisual proferida pelo celular se mostraram como um fator interessante para o trato com o conteúdo de dança nas aulas, sendo assim, pôde-se destacar alguns aspectos ressaltados por professores e alunos. O recurso audiovisual foi tido como uma boa ferramenta, principalmente para os professores que se julgam incapazes ou despreparados para ministrar determinados conteúdos como a dança. Além disso, destacou-se também a capacidade de tratar outras questões relacionadas ao conteúdo, como a história, as principais características da manifestação, ou mesmo, uma reflexão sobre a prática ocorrida nas aulas. Os alunos, em geral, se mostraram entusiasmados em poder registrar as coreografias tratadas em aula, a partir de filmagens com celular, as quais serviam para posterior análise e discussão entre a turma. Compreende-se, portanto, que as diferentes formas de exploração do recurso audiovisual permitido pelos celulares, possibilitam maneiras distintas para o trato da dança na escola. Ademais, tem-se que o uso do celular nas aulas de Educação Física propicia que os próprios alunos sejam os protagonistas no processo educativo, promovendo um ensino mais atrativo, motivador, e significativo.

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