O Uso do Microsoft Access Para o Gerenciamento de Dados Quanto a Produção em Gênero e Esporte no Contexto da Educação Física Brasileira
Por Jéssica de Moura Pereira (Autor), Dulce Maria Filgueira de Almeida (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O presente artigo tem por objetivo analisar a produção do conhecimento quanto à temática de gênero e esporte em teses e dissertações defendidas nas Pós-graduações stricto sensu em Educação Física. Teve-se como objetivos: mapear as pesquisas correntes desenvolvidas no contexto brasileiro, considerando como corpus as produções defendidas no lapso temporal entre os anos de 2000 a 2018; e desenvolver e alimentar a base de dados relacional ACCESS. Para alcançar os objetivos propostos realizou-se o levantamento das produções sobre na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; e Núcleo Brasileiro de Dissertações e Teses (NUTESES). Um dos fatores que motivaram a escolha destes portais advém da constatação de que houve grande empenho para que fossem construídos, em um período de urgência em atender demandas do campo científico, dentre elas, suprir “às necessidades de fortalecimento da comunicação científica” e oferecer “possibilidades para difusão e ampliação do conhecimento”.