O uso do padlet nas aulas de Educação Física na Educação Básica percepções dos estudantes
Por Eliane Medeiros Borges (Autor), Galdino Rodrigues de Sousa (Autor), Gelsimar Machado (Autor).
Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar os resultados de um trabalho desenvolvido nas aulas de Educação Física escolar com a ferramenta Padlet ao problematizar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e suas modalidades esportivas. Participaram 162 estudantes entre 11 e 17 anos de idade dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio de uma escola estadual do Espírito Santo. Metodologicamente, de maneira interativa, os estudantes alimentaram o Padlet de cada turma com informações do esporte que foram selecionadas, como: história, regras e um vídeo demonstrativo. Além disso, essa pesquisa pode ser caracterizada como uma pesquisa-ação, na qual os seus autores foram também participantes ativos junto aos estudantes. Os resultados demonstraram a apreciação dos estudantes pela atividade desenvolvida, destacando como significativo aliar objetos de conhecimento com o uso de diferentes tecnologias digitais em sala de aula não somente nas aulas de Educação Física, como também nas demais disciplinas. Dentre as conclusões, o trabalho possibilitou o protagonismo estudantil, inserindo-os no centro do processo de ensino e aprendizado e na direção de uma educação contextualizada com a realidade em que estão inseridos.