Resumo

A instituição de ensino não formal de esportes, objeto deste estudo, visa em seu programa a formação continuada do indivíduo e a prática esportiva ao longo da vida, num ambiente inclusivo e motivador, privilegiando nas idades iniciais um leque diversificado de atividades (turmas de esportes multimodalidades), fazendo com que as crianças adquiram um repertório motor variado que as permitam escolher futuramente, a (s) modalidade (s) que mais se identificam. A pedagogia do esporte está presente em todas as fases da vida esportiva, podendo ser utilizada nas diversas dimensões do esporte, do rendimento à participação (onde está inserido grande parte deste programa). Objetivo: Apresentar uma proposta do uso dos referenciais da Pedagogia do Esporte (Tático-técnico, Socioeducativo e Histórico-Cultural) visando aumentar o repertório motor e cultural de movimento das crianças de seis a dez anos que participam do curso. Desenvolvimento: Durante as aulas os alunos vivenciam jogos e brincadeiras variados que, a partir dos referenciais da Pedagogia do Esporte, possibilitam o melhor entendimento do universo da atividade física e dos aspectos culturais e sociais que os englobam. Estes são trabalhados e desenvolvidos com os alunos durante as aulas, através de ações direcionadas, como o levantamento do conhecimento sobre jogos e modalidades, charadas sobre o contexto do esporte trabalhado no dia, regras, divisão das equipes de forma equilibrada feita por eles mesmos, além de outras características inerentes à construção das atividades. Ainda que não haja segmentação específica no planejamento, essas ações estão inseridas implicitamente na prática, permeando todos os momentos das atividades. Sugestões: A partir dos referenciais planejados para a aula, os alunos têm liberdade em colaborar, discutir e questionar, propondo alterações e participando ativamente na construção do conhecimento. Consequentemente, a aplicação e desenvolvimento feitos em conjunto com os alunos possibilita uma melhor adequação no desenrolar das aulas e uma aprendizagem significativa dos envolvidos.

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