O Uso da Prática Mental Como Ferramenta de Concentração na Aprendizagem de Habilidades Motoras
Por Caio Graco Simoni da Silva (Autor), Stella de Sousa Vieira (Autor), José Carlos de Oliveira (Autor), Leosmar Pereira da Silva (Autor), Clédina Umbelina Chaves (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
Investigar os efeitos da prática mental como meio de facilitação na aprendizagem de uma habilidade motora.
Método:
Revisão de literatura em livros, periódicos, dissertações e teses. Diante da vasta literatura existente, foram selecionadas publicações posteriores a 2004 (excluindo-se deste parâmetro estudos clássicos de referência). Para tanto, foram utilizadas bases de dados como Scielo e Bireme.
Resultados:
Analisando a literatura selecionada, verificou-se que a prática mental é eficaz, considerandose que influencia nos aspectos cognitivos e neuromusculares da ação. Entretanto, o resultado apontado como mais relevante para o presente estudo é que a prática mental aliada à prática física auxilia a canalizar a concentração que é necessária para adquirir uma habilidade motora.
Conclusão:
Considerando que a falta de concentração é fator que influencia e induz ao erro indivíduos com pouca experiência em determinada habilidade, conclui-se que a prática mental aliada a prática física pode auxiliar no sentido de minimizar as falhas e direcionar a atenção para a tarefa solicitada. Desde modo, pode ser aproveitada como mais um método pedagógico para facilitar a aprendizagem de habilidades motoras, podendo ser incluída nos planejamentos dos profissionais de educação física.