Resumo

Objetivo:
Investigar os efeitos da prática mental como meio de facilitação na aprendizagem de uma habilidade motora.

Método:
Revisão de literatura em livros, periódicos, dissertações e teses. Diante da vasta literatura existente, foram selecionadas publicações posteriores a 2004 (excluindo-se deste parâmetro estudos clássicos de referência). Para tanto, foram utilizadas bases de dados como Scielo e Bireme.

Resultados:
Analisando a literatura selecionada, verificou-se que a prática mental é eficaz, considerandose que influencia nos aspectos cognitivos e neuromusculares da ação. Entretanto, o resultado apontado como mais relevante para o presente estudo é que a prática mental aliada à prática física auxilia a canalizar a concentração que é necessária para adquirir uma habilidade motora.

Conclusão:
Considerando que a falta de concentração é fator que influencia e induz ao erro indivíduos com pouca experiência em determinada habilidade, conclui-se que a prática mental aliada a prática física pode auxiliar no sentido de minimizar as falhas e direcionar a atenção para a tarefa solicitada. Desde modo, pode ser aproveitada como mais um método pedagógico para facilitar a aprendizagem de habilidades motoras, podendo ser incluída nos planejamentos dos profissionais de educação física.