Resumo

O objetivo do presente estudo foi o de investigar o efeito do uso de um tabuleiro sobre o ensino e aprendizagem de jogadas ensaiadas a crianças praticantes de futsal. Participaram três treinadores de futsal e três grupos de cinco crianças entre 8 e 9 anos de idade que praticam o esporte em uma escola ou clube da cidade de Londrina. Na Etapa 1, os treinadores e as crianças foram distribuídos em três grupos e pediu-se a um especialista na área que elaborasse seis jogadas ensaiadas com graus de dificuldade diferentes, sendo duas consideradas fáceis, duas com grau médio de dificuldade e duas difíceis. A Etapa 2 foi dividida em duas fases. Na Fase 1, o pesquisador ensinou os treinadores como empregar o tabuleiro durante as aulas. Na Fase 2, os treinadores ensinaram as crianças como usar o tabuleiro nas jogadas. O tabuleiro foi usado para ensinar uma jogada fácil, uma jogada com dificuldade média e uma jogada difícil a cada grupo. As outras jogadas foram ensinadas sem o auxilio do tabuleiro. Finalmente, na Etapa 3, após o ensino das jogadas com ou sem o tabuleiro, o treinador pedia para as crianças, na quadra, executarem as jogadas que foram ensinadas. O desempenho do treinador durante o ensino da jogada foi registrado e analisado considerando-se o ensino da jogada por meio do uso do tabuleiro, seus comportamentos durante o ensino na quadra e os comentários emitidos durante o ensino. Os comportamentos das crianças durante o processo de ensino da jogada e execução da mesma também foram registrados e analisados. Os resultados apontaram que, de modo geral, os treinadores, durante ensino da jogada por meio do tabuleiro, emitiram menos instruções parciais e críticas e mais elogios, apesar de as crianças terem apresentado maior quantidade de comportamentos incompatíveis com a condição de ensino. Quanto ao desempenho das crianças constatou-se que não houve diferença no número de tentativas para atingir o critério de aprendizagem em ambas as condições (com e sem o auxilio do tabuleiro). 

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