O Uso de Variáveis Biomecânicas Como Feedback Visual Aumentado Para o Ensino do Ciclismo: Uma Proposta Metodológica
Por Guilherme Garcia Holderbaum (Autor), R. D. Petersen (Autor), Antônio Carlos Stringhini Guimarães (Autor).
Em XII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto Língua Portuguesa
Resumo
O ciclismo tem se tornado um esporte muito estudado nos últimos anos, especialmente nas áreas da biomecânica e fisiologia. Recentemente pode ser percebida uma ênfase no estudo da técnica da pedalada do ciclismo, mais especificamente nas estratégias de como melhorar a mesma (BROKER et. al, 1993). Isso se deve ao fato de ser o ciclismo um esporte altamente competitivo e extremamente técnico, portanto, necessita de uma maior compreensão da sua técnica para que a mesma possa ser ensinada. Acredita-se que a reduzida ênfase no ensino da técnica da pedalada decorra especialmente da falta de conhecimento dos técnicos sobre este tema.