O Voleibol na Proposta Curricular do Estado de São Paulo Para a Educação Física: a Analise da Ação Pedagógica de Um Professor
Por Gustavo Diego Alves da Silva (Autor), Zenaide Galvão (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n 2, 2018.
Resumo
O objetivo deste estudo foi, focado na Proposta Curricular do Estado de São Paulo, analisar a prática pedagógica do Professor de Educação Física com ênfase na modalidade de Voleibol. Foi realizada uma pesquisa qualitativa. Participou deste estudo um professor que ministra aulas de Educação Física no Ensino Fundamental II em uma escola do Município de Barretos/SP. Para a coleta de dados, foram observadas cinco aulas e realizada uma entrevista semiestruturada com o professor, contendo onze questões. Os resultados mostraram que o docente faz o uso, em sua ação pedagógica, dos objetivos e conteúdos da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, entretanto, adequa as estratégias de ensino aprendizagem à sua concepção de Educação e de Educação Física. O professor acredita que esta proposta significou um grande avanço para a área nas escolas estaduais, pois concretizou-se a necessária sistematização dos conteúdos. A proposta de ensino aprendizagem do voleibol no documento é interessante e bem organizada ao longo do Ensino Fundamental II o que permite aos alunos uma aprendizagem significativa deste conteúdo. A partir dos resultados, percebemos a importância da efetiva utilização da Proposta Curricular, ou seja, sua utilização a partir de uma reflexão crítica sobre os conteúdos, as metodologias, a avaliação e não apenas como reprodução de um material sistematizado disponível, principalmente no tocante ao voleibol.