Resumo
O voleibol nos últimos anos vem se estruturando de forma cada vez mais eficaz, muitas equipes têm firmado parcerias com empresas, em busca de sustentabilidade de projetos esportivos, o que acaba por trazer uma maior exigência, principalmente, em termos do rendimento dos atletas na conquista de resultados. Cercado de desafios e superação o esporte de alto nível tem como finalidade principal a competição na qual se deve assegurar o máximo rendimento e a manifestação das potencialidades do atleta. Esse cenário faz com que os atletas passem por situações desgastantes e extremas em relação às capacidades físicas, técnicas, táticas e psicológicas. Nesse sentido, temos observado que os estudos realizados, relacionando o esporte e psicologia, têm alcançado grande importância atualmente, já que as demandas das rotinas de treinamento, inerentes ao esporte de alto rendimento exigem altas cargas de esforço dos atletas. Dentro deste contexto, muitos fatores físicos e psicológicos influenciam no seu rendimento. A motivação, ponto central desse estudo, é um dos principais fatores que contribuem para o rendimento de um atleta. Ela reflete os processos e fatores, dentre os quais as características de personalidade, suas metas e interesses e os fatores situacionais, que levam o indivíduo a realizar determinadas tarefas, com certo grau de intensidade e persistência. Assim, o objetivo desse estudo foi analisar e compreender qual o significado do voleibol na percepção das jogadoras integrantes da Seleção Brasileira e analisá-lo à luz da Teoria da Motivação para a Realização. Para tanto, foram avaliadas 14 atletas da Seleção Brasileira de voleibol, categoria juvenil feminino, convocadas pela CBV para a disputa do Campeonato Mundial no ano de 2009. As atletas foram avaliadas através de uma entrevista semiestruturada, composta por 5 (cinco) questões que permitem respostas abertas, elaboradas especialmente para fins desse estudo, sendo que a análise foi realizada em 5 etapas: gravação; transcrição literal das entrevistas; levantamento de frases que tivessem relação com os objetivos do estudo; categorização e, análise das categorias. Os resultados mostraram que 302 frases foram levantadas dos discursos e que nove categorias surgiram dessas frases: Realização, Expectativa de Sucesso, Meio de Vida, Relacionamento, Emoção e Paixão, Divertimento, Evitar o Fracasso, Competência e Demandas. Observou-se que o significado do voleibol está relacionado à expectativa de sucesso, à capacidade da atleta em estabelecer metas e conquistá-las, através do esforço próprio e dedicação para enfrentar os desafios e dificuldades na realização. Foi interessante notar que em somente uma pergunta houve uma resposta referente às categorias Evitar o Fracasso. Isto nos leva a considerar que através dos resultados levantados que as atletas de alto rendimento desse estudo apresentam características que se relacionam com os comportamentos de indivíduos motivados para alcançar o sucesso, demonstrando alto nível de confiança e aspiração, desenvolvendo competências para enfrentar os desafios da vida esportiva, buscando constantemente a excelência e experimentando sentimentos de orgulho e satisfação.