O Voleibol na Terceira Idade: Intenções, Contribuições e Sugestões
Por Edson Adriano Nogueira de Paiva (Autor), Ida Berenice Heuser do Prado (Autor), Heitor Nunes Sena (Autor), Daniel Julio de Araújo (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
Oferecer aos idosos o voleibol adequado à terceira idade que contribua com o seu desenvolvimento pessoal e social.
Métodos e resultados:
A prática de atividade física pode contribuir com a saúde e o lazer dos idosos, prevenindo o declínio funcional e social. Participam do voleibol adequado à terceira idade no CEDUFOP, 20 idosos, de 59 a 79 anos. As aulas têm como princípios norteadores o autoconhecimento; autonomia; aprender contínuo e atualização; descoberta de competências; ser responsável; usufruir do meio ambiente; fruição do prazer. Okuma, (2004). São desenvolvidos os fundamentos da postura e movimentação, saque, passe, levantamento, ataque e defesa, por meio de jogos coletivos, cooperativos e tradicionais. A opinião dos idosos sobre as atividades educativas têm espaço destacado nas aulas, sendo anotadas em caderno de campo. Foi realizada avaliação oral visando conhecer a intenção dos idosos em praticar o voleibol, contribuições e sugestões para as aulas. Quanto a intenção da prática as respostas são: “melhora o condicionamento físico; é um esporte que gosto; em Ouro Preto tem pouco lazer e a terceira idade fica isolada , o voleibol forma grupos; forma de lazer; sair do individual”. Sobre as contribuições das aulas os idosos destacaram: “diminuição dos medicamentos; melhoria nos afazeres domésticos; melhoria na parte física; mais disposição no dia-a-dia”. As sugestões dadas são: “o voleibol começar no horário marcado; trazer mais participantes para o voleibol”.
Conclusão:
Essas respostas servem de orientação para o planejamento semanal das aulas visando contemplar a ampliação e diversificação da prática do voleibol aos idosos.