Resumo

A presente pesquisa busca investigar de que maneira um trabalho de mediação pedagógica com o xadrez escolar, em uma perspectiva de resolução de problemas, possibilita a aprendizagem matemática por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, elencamos os seguintes objetivos: 1- evidenciar como alunos de um 9º ano do Ensino Fundamental produzem e/ou ressignificam o conhecimento matemático, em sala de aula, a partir da prática com o jogo de xadrez; 2- identificar as potencialidades metodológicas do xadrez escolar, em um movimento de resolução de problemas. Destacamos que essa pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida em uma escola de zona rural, do município de Passos/MG, com alunos de um 9º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram produzidos a partir dos seguintes instrumentos: audiogravação das aulas; diário e notas de campo do professor-pesquisador; cadernos dos alunos; resoluções de situações-problema (oral e escrita); e registros de jogo. No que concerne a análise dos dados, optamos por desenvolvê-la a partir de dois eixos, sendo um que considera o xadrez na sala de aula enquanto comunicação oral e outro que busca evidenciar a potencialidade do xadrez pedagógico por meio do registro escrito. As nossas análises nos permitiram inferir que o xadrez pedagógico, em uma perspectiva metodológica da resolução de problemas, possibilitou que os alunos produzissem conhecimento matemático, em um ambiente de jogo. A comunicação oral e os registros escritos por meio de situações-problema, puzzles, jogos pré-enxadrísticos e jogo propriamente dito, juntamente com a mediação pedagógica do professor-pesquisador, contribuíram para identificar as potencialidades pedagógicas do xadrez no desenvolvimento de habilidades como a percepção espacial, o raciocínio lógico e hipotético-dedutivo, a tomada de decisões, a abstração, a previsão e a antecipação, dentre outras. Ademais, evidenciam a produção de conhecimento matemático a partir do xadrez, por meio de um processo de análise das possibilidades de jogo, levantamento de hipóteses, construção de estratégias, reflexão sobre erros e acertos e criação de problemas. 

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