Obesidade durante a pandemia de COVID-19: os impactos no desenvolvimento infantil Uma revisão da literatura
Por Ana Inês Gonzáles (Autor), Anelise Sonza (Autor), André Everton de Freitas (Autor), Paulo Roberto Santos Lopes (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 29, n 311, 2024.
Resumo
A obesidade e a COVID-19 são pandemias que afetam negativamente a saúde e a qualidade de vida, sendo consideradas emergências de saúde em todo o mundo, causando altos e significativos índices de adoecimento, que podem levar à hospitalização e à morte. Objetivo: Realizar uma análise reflexiva, por meio de revisão de literatura, sobre a obesidade infantil, considerando os impactos da pandemia da COVID-19 no desenvolvimento infantil. Metodologia: A pesquisa bibliográfica foi realizada na base de dados PubMed utilizando o seguinte algoritmo: (SARS-CoV-2 OR COVID-19) AND (crianças OR criança OR estudante OR adolescente) AND (obesidade infantil OR obesidade pediátrica). A seleção dos estudos foi restrita de 2019 a 2022. Dos 239 resultados, após critérios e inclusão, 11 estudos foram selecionados.
Referencias
Barros, AJD, VictoraI, CG, Menezes, AMB, Horta, BL, Hartwig, B., Victora, G., Pellanda, LC, Dellagostin, OA, StruchinerV, CJ, Burattini, MN, Gonçalves, MR, Possuelo, LG, Weber, LP, Estima, SL, Jacques, N., Härter, J., Silva, SJ, Frizzo, M., Lima, RC, Barros, FC, Silveira, MF, e Hallal, PC (2020). Padrões de distanciamento social em nove municípios do Rio Grande do Sul, Brasil: o estudo Epicovid19/RS. Rev. de Saúde Pública, 54(75). https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/173352
Brasil. Ministério da Educação (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm
Brasil (1990). Lei 8.069, de 13 de julho de 1990.. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm
Brasil (2020). Painel Coronavírus. Coronavírus Brasil. https://covid.saude.gov.br/
Brasil (2020). COVID-19 e Saúde da Criança e do Adolescente (1ª ed.). FIOCRUZ - Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. https://www.iff.fiocruz.br/pdf/covid19_saude_crianca_adolescente.pdf
Deoni, S.C.L., Beauchemin, J., Volpe, A., D’Sa, V., e the RESONANCE Consortium (2021). The COVID-19 Pandemic and Early Child Cognitive Development: A Comparison of Development in Children Born During the Pandemic and Historical References. MedRxiv. https://doi.org/10.1101/2021.08.10.21261846
Gilbert, A.S., Schmidt, L., Beck, A., Kepper, M.M., Mazzucca, E., e Eyler, A. (2021). Associations of physical activity and sedentary behaviors with child mental well-being during the COVID-19 pandemic. BMC Public Health, 21(1), 1770. https://doi.org/10.1186/s12889-021-11805-6