Editora Paulinas . Brasil 2010. 160 páginas.

Sobre

Globesidade é uma nova palavra, cunhada há alguns anos ela Organização Mundial da Saúde, para classificar a pidemia de obesidade que aflige praticamente o mundo odo e atinge indiscriminadamente homens e mulheres - rianças, adultos e idosos. Ao mesmo tempo, a indústria a moda continua a nos bombardear com imagens de modelos squálidas, promovendo a discriminação de quem não se dequa a esse padrão de beleza. Entre esses dois xtremos, onde exatamente se encontra o equilíbrio?
O fato é que o excesso de peso causa graves onsequências ao bem-estar físico e emocional, umentando em muito o risco de mortalidade em ecorrência das doenças relacionadas à obesidade, e os ustos aos sistemas de saúde pública.
Diante desta realidade, os autores sustentam a ecessidade de uma abordagem multidimensional do roblema, levando em consideração seus aspectos iológicos, psicológicos e sociais. Eles apresentam efinições e classificações de obesidade, discutem a uestão da hereditariedade em contraste com hábitos de ida e identificam os principais riscos e doenças ssociadas ao excesso de peso. Também analisam os feitos emocionais e relacionais que afetam as pessoas ue não se ajustam aos padrões estéticos, e comentam cerca das diversas opções hoje disponíveis para a perda e peso, esclarecendo que o principal objetivo deve ser melhoria da saúde e que os acompanhamentos médico e erapêutico são essenciais.