Resumo

O presente artigo é parte integrante das discussões do projeto de pesquisa “Perspectivas Inovadoras, Híbridas e Ativas no Contexto Educacional Pós-Março de 2020” do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado – UNINTER. Ao considerar as especificidades do docente brasileiro no cenário pandêmico posto pós-março de 2020, de cariz qualitativo, o estudo tem como objetivo central analisar as principais bases que podem ser utilizadas para estruturar (boas) aulas on line considerando as experiências vivenciadas no cenário pandêmico de 2020. Para tal, o design metodológico se deu em três etapas sob esta linha: (i) de revisão de literatura (ii) revisão documental e (iii) de observação de classes, por meio de uma revisita conceitual ao documento de Estrela (1986) aplicado em um modelo de observação em 55 aulas de Educação Física realizadas, remotamente, para os 9º anos do Ensino Fundamental durante o ano de 2020, verificando se/como contemplam-se por meio das competências e as habilidades específicas indicadas nas bases nacionais e estaduais em questão. E, ao ter a área da Educação Física como guia, emergiram categorias de análise perante as especificidades da docência no início da terceira década do século XXI, sendo elas: seletividade, situação, composição e continuidade, fazendo surgir um novo produto de aplicabilidade pedagógica gerado por esta pesquisa: o e-S2C2 - protocolo de observação de aulas digitais, o qual poderá utilizado por pesquisadores, professores das diferentes áreas do conhecimento e gestores dos diferentes níveis e modalidades de ensino, servindo como elemento para futuras ações de formação e reflexão da prática pedagógica.

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